sábado, 20 de setembro de 2008

" Um Mundo, Vários Museus " - Veletržní palác











National Gallery's Centre for Modern and Contemporary
"National Gallery in Prague"

Começo aqui uma nova rubrica, desta vez dedicada à apreciação e apresentação de vários museus que vou visitando.


"Veletržní palác", é o museu de arte contemporânea de Praga, que para mim constitui uma enorme surpresa dado a qualidade da colecção disponível como irão poder ver pelo acervo.


Este museu de arte contemporânea possui um espaço gigantesco- foi, quando construido, local para feira internacional, mais tarde e depois de um incendio adaptado para o Museu.


Foi no dia de Portugal- R. Checa que visitei este museu ( jogo de resultado 3-1 a contar para a fase de grupos da fase final do Campeonato da Europa), , como bem vão entender pelas fotos que irei colocar. Localizado num distrito de Praga um poucomais periférico, mas de rápido e fácil acesso, devido à maravilha e pontualidade dos transportes checos, foi sensivelmente 20 minutos da nossa residência que se localizava no lado oposto da cidade. Aparentemente, para quem já estava no 4 dia em Praga ( habituado a uma riqueza arquitectónica típica do barroco e renascimento de elevado teor artístico, em que todos os edificios contam uma historia quase a nivel do século), ao ver o edifício deste Museu não fica de todo entusiasmado, dado ser de fachada moderna o que choca com toda a zona envolvente, destoando com a quase totalidade dos museus em Praga que se inserem-se em edifícios Históricos, o que forma um contraste propositado bastante interessante em relação aos restantes museus no resto da Europa Leste de visão mais clássica. Mas a surpresa começa logo pelo facto que ninguém pensaria que foi construído em 1928 e aparenta ser um edifício de traço moderno, mas ao entrar no mesmo fui a pouco e pouco conquistado pela qualidade da estrutura interna do edifício e a sua estruturação. A cor principal da estrutura é o branco, de formato rectangular, composto de 6 piso muito ao estilo daquilo que chamamos "Functionalism style", possuindo dois espaços principais, um grande pátio interior e outro um pouco mais pequeno, constituindo no total de sensivelmente 4 pisos dedicados á exposição, com excelente quantidade de luz natural dado que todos pisos de exposições são periféricos a uma extensa zona de clarabóia.




A História da Galeria Nacional de Praga começou a ser escrita a 5 de Feveiro de 1796 quando um grupo de notáveis Checos, tais como vários intelectuais de classe médias decidiram começar um projecto que visava fomentar o gosto e interesse pelas novas correntes de arte que por esta altura "inundavam" a Europa, sendo o desejo elevar o espírito da nação atravez de trabalhos de arte e do conhecimento artístico.

A corporação formada, passou a se chamar "Society of Patriotic Friends of the Arts", que posteriormente estabeleceram duas importantes instituições, "Academy of Fine Arts" e a Galeria de imagens da Sociedade Patriotrica dos amigos da arte. Esta Galeria de Imagens foi o que precedeu, aquilo que hoje em dia chamamos Galeria Nacional de Praga. Em 1902, a Galeria de Imagens passou a integrar outra fundação privada de elevada importância, a "Modern Gallery of the Kingdom of Bohemia" ( fundação privada do Imperador Franz Joseph I). A Galeria Moderna então começou a construir o seu núcleo principal no século 20.









A colecção permanente exibe arte dos séculos 20 e 21 em 3 pisos, trabalhos de importantes pintores checos, tais como um dos meus artistas favoritos da "casa" Frantisek Kupka(1871-1957), artistas checos esses que foram na sua maioria influenciados por estilos que naquela época dominavam em todo o resto a europa de ocidental - Faunismo, Cubismo e os Impressionistas em Particular.

Encontramos trabalhos de muitos dos artistas que marcaram a pintura nos ultimos dois séculos, Delacroix, Monet, Renoir, Degas, Gauguin, Van Gogh, Cézanne, Matisse, Schiele, Klimt, Munch, Picasso e Warhol que se encontram disponiveis na colecção permanente desde o século 19, mas tambem a nivel de escultura, havia inumeros trabalhos de maravilhosos escultores tais como Rodin.

Gustav Klimt ( 1862-1918): Pintor associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento Art Nouveu austríaco, este quadro é do período dourado, nesta fase o pintor experimentou uma mudança de estilo em relação aos seus periodos anteriores, surgem os motivos geométricos repetidos, deixando aparecer apenas algumas partes essenciais realistas, que permitem o seu entendimento, aqui é usada uma cobertura ao estilo bozantino, bastante cerrada como mosaicos, onde o realismo e a abstracção se confrontam. Esta obra










"The Virgins" 2,024×1,913 Gustav Klimt

















Cada artista encontrava-se perfeitamente identificado e inserindo num contexto tanto do ponto de vista temporal e ideologico sendo sempre uma selecção de certos trabalhos "chave" e um respectivo perfil monográficos que facilmente nos apresentava e inseria o artista no seu contexto artístico.



Percorri o museu em cerca de 3 horas, das quais parecem insufecientes para ver tal panoplia de obras, percorri todos os estilos a nivel de pintura, da Arte Contemporânea á Arte Classica, passando por uma exposição temporaria ligada ao título de "Pintura associada ao movimento" onde vi ideias e conceitos muito interessantes de artistas que curiosamente eram em grande parte de origem Italiana tais como...........

A quantidade e representatividade de obras de outros artistas de renome foi uma agradavel surpresa, tais como a sala de Picasso, onde tinhamos obras dos varios periodos do mesmo ( periodo clássico, periodo azul, periodo cubista, etc...), George Braque, Paul Klee entre muitos outros.



Este museu já possui um historial de mais de 2000 exibições, variando entre arquitectura, mobília, moda, design, fotografia e pintura que são e foram mostrados no total de 13.500 m2.







Encontrei no terceiro piso, na área das exposições temporárias, uma colecção de arte associada ao movimento, colecção esta de elevada qualidade artística, cheia de novas técnicas e novos pontos de vista na exploração da Arte Optica e da Arte associada ao movimento. Deixo aqui várias tecnicas e varias ideias que achei bastante interessantes:

















































































































































































































































































Em especial gostei dos trabalhos do reputado Ferruccio Gard, um dos mais conhecidos e reputados exponentes da arte abstrata. Ferruccio já teve mais de 130 exposições individuáis e mais de 200 em exposicções colectivas em Museus e Galerias de todo o mundo, da China, Japão, Estados Unidos, Australia, Suecia, e a lista continua...

















Já foi convidado para 5 Bienais Internacional de Veneza ( 1982-1986-1995-2007-2009) e na 11º Quadriennale Nazionale de Roma (1986). Foi convidado a participar na exibição mais importante de sempre de Italianos do cenário da Arte Abstrata " Astratta: Secessioni Astratte in In Italia dal dopoguerra al 1990" organizada por Giorgio Cortenova e Filiberto Menna. Desde 1973 trabalha e vive em Veneza, com o seu estudio no Lido, tem estado no activo á já 30 anos, e após o seu inicio no campo do surrealismo e do campo metafísico, caracterizado por figuras geométricas, seguindo uma evolução coerente e em 1978, entrou no campo da art programada, neo-construtivismo, "Gestaltic-Art" que é a nova vertente artística que se baseia na maneira da percepcção e interpretação psicologica da teoria da forma. Dentro deste campo continuou a experimentar a relação das formas com a luz, espaço e forma, até ao cromatismo e a percepção visual.


































Ferruccio Gard





































Ferruccio Gard









Alberto Biasi, "Visual Triangular Dinamics" 1965-1978










Alberto Biasi, "Circular Dyamics", 1962-1965






Alberto Biasi







Alberto Biasi




Alberto Biasi




Alberto Biasi












Recomendo vivamente a todos os viajantes que se interessam pelas artes, este museu como ponto obrigatorio a qualquer visita a Praga.


Informações uteis:


Morada:Veletrzni Palace (Trade Fair Palace), Dukelskych hrdinu 47, Prague 7 - Holesovice, situado na esquina de Dukelských hrdinů com VeletržníTransportes:Tram 5, 12 or 17 to Veletržní or metro red line C to Vltavská

Telefone:+420 224 301
Web: http://www.ngprague.cz/Horário: Todos os dias das 10.00 ás 18.00, excepto Segundas
Preços:http://www.prague.net/veletrzni-palaceMapa: http://www.ngprague.cz/120/detail-mapa/map/

Sem comentários: