sábado, 30 de maio de 2009

Directório de Arte ( Junho)

Os quadros mais caros de sempre:

- "Retrato de Adele Bloch-Bauer", Gustave Klimt 138 Milhões de Dólares
- "Muchacho con Pipa", Picasso 104,1 Milhões de Dólares em 2004
- "Dora Maar con Gato", Picasso 95 Milhões de Dólares, Abril de 2008
- "Doutor Gachet", Vicent Van Gogh, 82 Milhões de Dólares, Maio de 1990
- "Au Moulin de la Galette", Renoir 78,1 Milhões de Dólares Maio de 1990
- "A Matança dos Inocentes", Peter Paul Rubens, 76, 7 Milhões de dólares 2007
- "Auto-Retrato sem Barba" Van Gogh 71,5 Milhões de Dólares
- "Rideau", Paul Cézanne 60,5 Milhões de Dólares Maio de 1999
- "Mujer con los Brazoz Cruzados" Picasso, 55 Milhões de Dólares, Novembro de 2000
10º - "Lírios" Van Gogh 53,9 Milhões de Dólares em 1987


"Retrato de Adele Bloch-BAuer", Óleo e Ouro sobre Tela (138x138 cm)

Pintura de Gustave Klimt, comprado pelo magnata dos cosméticos Ronald S. Lauder que pagou 135 milhões de Dólares, cerca de 107 Milhões de Euros.
Óleo e Ouro sobre Tela ( 138x138 cm), de 1907: riqueza de detalhes inspirada em mosaicos bizantinos na obra mais cara do mundo. Acervo da Neue Galerie, Nova York.
Criticado pela alta dose de sensualidade de seu trabalho, Gustav Klimt ( 1862-1918) tornou-se um dos mais importantes pintores do mundo. Sua obra Retrato de Adele Bloch-Bauer I (1907) foi vendida em junho à NEue Galerie, de Nova York, pelo mais alto preço já pago por uma pintura; 135 milhões de dólares. Confiscado pelo regime nazista em 1938, o quadro retornou este ano à família. Influenciada pelos mosaicos bizantinos de Ravena, na Itália, a obra é da fase dourada do pintor, a mesma de "O Beijo" (1908), símbolo da secessão vienense, que como a art nouveau, deu ênfase ao ornamental. Sob inspiração da escola impressionista, Klimt pintou também paisagens. Ele deixou vários quadros inacabados. Gustav Klimt nos século XIX-XX, espantou a Áustria com seus retratos sensuais de mulheres, foi também marcado pelo trabalho de outro vienense ousada: Sigmund Freud ( 1856-1939). O neurologista abriu em 1891 o consultório que ocuparia por quase meio século na capital austríaca. Ali surgiriam o termo psicanálise, o conceito de inconsciente e se começaria a falar da importância do prazer sexual durante toda a vida para se chegar ao desenvolvimento saudável. O assunto até então, era tabu. Klimt foi o segundo dos sete filhos de um cinzelador de metais preciosos, nasceu na pequena Baumgarten, perto de Viena. Aos 14 anos ingressou na Escola De Artes Decorativos da capital austríaca e aos 21 montou o seu estúdio. Pintou murais em vários prédios públicos, como o Teatro Municipal e o Museu Histórico da Arte de Viena. NUnca se casou, mas teve três filhos. Amava as mulheres, como se porde constatar em sua obra, que as mostra altivas e sensuais. Morreu em 1918 de derrame cerebral.....


"Garçon à la Pipe", Pintura a Óleo (100cm x 81.3cm) de Pablo Picasso
Quadro de Papblo Picasso, que em 2004 foi adquirido por 104,1 Milhões de Doláres.
Garçon à la Pipe (Boy with a Pipe), quadro de 1905 quando Picasso possuia 24 anos de idade, durante o seu período Rosa, quando se alojou na área de Montmartre ( Paris - França). Este quadro representa um rapaz Parisiense segurando uma pipa na sua mão esquerda.


"Dora Maar au Chat", Óleo 128.3 cm x 95.3 cm de Pablo Picasso

Quadro retrata Dora Maar, a amante do pintor, sentada numa cadeira com um pequeno gato aos seu ombros, 75,4 milhões de euros foi o preço a que foi leiloado em abril de 2008.
Dora Maar, a mulher que chora.............., foi uma fotógrafa, poeta e pintora Francesa Henriette Theodora Markovich, descendente de croatas. Doi a quarta das sete mulheres de Picasso, cuja relação demorou aproximadamente nove anos. Tornou-se famosa aos olhos do mundo por ser uma das amantes de picasso. Conheceu-a quando já tinha 50 anos, ainda casado com Marie-Thérése, e desde logo ficou fascinado por ela. Não era caso para menos....Senhora de um cabelo muito preto e olhos da mesma cor, era uma mulhe3r fascinante e seguramente a mais bela de todas as companheiras de Picasso- Dora MAar, a mulher que chora - os retratos que lhe pintou pura e simplesmente não fazesm jus á sua beleza. Mas Dora Maar, foi não só a mais bela como também a mais inteligente e a mais culta de todas. Foi uma fotógrafa talentosa que abraçou o Surrealismo sensivelmente na mesma altura do romance com Picasso embora a sua arte não se tenha esgotado aí. Teve uma vida longa e proficua e não merece ser lembrada como apenas (mais) uma das suas amantes.....
Foi um desconhecido, sentado ao canto da sala, arrematou numa quarta-feira à noite, no leilão da Sotheby's em Nova Iorque, a segunda pintura mais cara de sempre. Dora Maar com Gato, de Pablo Picasso, foi-lhe vendida por 95,2 milhões de dólares (75,376 milhões de euros).

Propriedade dos Gidwitz de Chicago, conta o The New York Times, o retrato da artista e amante de Picasso foi pintado em 1941 e tinha uma base de licitação de 50 milhões de dólares. A leiloeira garantira à família 53 milhões, independentemente do resultado da venda.
O retrato ocupa agora o segundo lugar no ranking, depois de Rapaz com Cachimbo (1905), também do pintor espanhol, ter atingido 104,1 milhões de dólares (85,5 milhões de euros ao câmbio de então) na venda da colecção Whitney, feita pela Sotheby's há precisamente dois anos. Em terceiro lugar está Retrato do Dr.Gachet (1890), de Van Gogh, que a Christie's vendeu em 1990 por 82,5 milhões de dólares.
Dora Maar com Gato, acrescenta o El País, foi autenticado pela filha do artista, Maya Widmaier Picasso. O seu interesse reside não só na qualidade da composição e nas dimensões (130x97 centímetros) como no facto de não aparecer no mercado há mais de 40 anos.
A obra pertencia à família de Ron Gidwitz, filho do fundador dos cosméticos Helen Curtis, homem de negócios bem sucedido e derrotado nas primárias republicanas para a corrida ao cargo de governador.
Ainda segundo o The New York Times, o misterioso comprador - que "soava a russo", disseram várias testemunhas - adquiriu igualmente Perto de Monte-Carlo, uma marinha de Monet de 1883 (por quatro milhões de euros) e Paraíso, de Chagall (dois milhões de euros).
Neste leilão foi quebrado o recorde de Matisse, com um Nu Reclinado de 1927 arrematado, ao telefone, por 14,5 milhões de euros. Harlequim com Bastão (1969), de Picasso, atingiu quase oito milhões de euros. E o Museu Metropolitan, de Nova Iorque, vendeu outro Picasso, Mulher Sentada em Cadeirão (1960), por 5,3 milhões de euros. A aguarela Telhados (1882), de Van Gogh, foi transaccionada por 3,7 milhões de euros, e Flores e Frutos (1889), de Renoir, por 2,2 milhões de euros.

"Retrato de Dr. Gachet", Óleo em tela de Vicent Van Gogh 67 x 56 cm 1890

Longe de ser o meu favorito, este está avaliado em qualquer coisa como 129,7 milhões de dolares, em 1990 custou 82.5 Milhões de Dólares. A história deste quadro tem o retrato do Dr.Gachet, especialista em doenças do coração de Auvers-sus-Oise recomendado ao irmão pelo pintor Pissarro, Van Gogh gostava do homem, que era tambem colecionador de arte e artista amador. O retrato do médico pintado por Van Gogh é um impressionante estudo deste homem melancólico, cuja expressão, disse o pintor, poderia parecer uma careta para muita gente que visse a tela, mas ele sabia ser a de uma alma triste mas gentil, estimada e inteligente. Nâo se trata de um retrato por semelhança "fotográfica", mas sim de uma imagem impetuosa, recorrendo á cor como meio de expressão e como forma de engrandecer o carácter, procurando penetrar psicologicamente para revelar a alma do retrato. Esta obra encontra-se no Musèe d´Orsay.

Dizia o próprio Van Gogh: " Estou a trabalhar no seu retrato; usa um boné branco, é muito loiro, muito claro, mesmo a pele das suas mãos é muito rosada; veste um casaco azul; o fundo é Azul-Cobalto; está apoiado numa mesa vermelha"

"Le Bal du Moulin de la Galette", Pierre-Auguste Renoir, Óleo sobre tela, 131 x 175 cm, Museu de Orsay Paris

78.1 Milhões de Dólares em Maio de 1990

É uma píntura realizada a óleo sobre tela e 1876, pelo impressionista françês Renoir, consagrada com um marco da pintura impressionista. O quadro foi pintado em Paris, em Montmartre, e tem como tema, um bem frequente na pintura impressionista e que, aliás, está na base do movimento: o quotidiano burguês. Esta pintura é, indubitavelmente, a mais célebre e significativa obra de Renoir. Foi exibida pela primeira vez no SAlon em 1877, na exposição dos impressionistas. Ainda que o rosto de alguns dos seus amigos apareçam na imagem, a internção de Renoir era captar a vivacidade e a atmosfera alegre desta popular dança de jardim no Butte Montmartre, nas imediações do Moulin, hoje celebrizado pela tela. O estudo da multidão em movimento, a inclusão lumínica natural e artificial e outros efeitos, foram concretizados um tanto desfocada da cena, capta algumas críticas negativas desde o seu tempo até á actualidade. A Interpretação da vida popular parisiense, com o seu estilo inovador e formato imponente, assina a ambição artística de Renoir. A descontração das personagens, a sombra imposta pela copa das árvores, os resquícios de luz natural que recaem sobre os vestidos das senhoras e os chapéus dos senhores em primeiro plano, e tantos outros elementos neste quadro, tornam-nonuma das prinicipais obras-primas do Impressionismo.

A Obra foi adquirida por Gustave Caillebotte que a deixou ao estado francês, juntamente com toda a sua colecção. Porém, Renoir fez uma pequena cópia desta tela, que se tornou numa das telas mais caras alguma vez vendidas.


"O Massacre dos Inocentes", Óleo sobre Madeira, 1636-1638, Alte Pinakothek Munique, Alemanha

O artista barroco Peter Paul Rubens, com a Matança dos Inocentes, vendida em julho de 2002 por 60.176.177.81 euros, retrata uma cena biblica com muito influência Rococo.
PEter PAul Rubens ( 1577-1640) foi um pinto flamengo inserido no contexto do Barroco. Com ínfimos pormenores e minuciosos detalhes contemplou Rubens a maioria das suas pinturas. Cenas Bíblicas como esta foram retratadas pormenorizadamente pelo criador maior do rococó. O terrivel massacre relatado por São Mateus é uma das mais tardias obras-primas de Rubens. A acção desenrola-se entre três distintos grupos e uma mística figura central, sem grupo defenida.

Auto-Retrato Van Gogh

Vendido em 1998, sendo o valor da venda 71 Milhões deDólares ( valor corrigido 94.6 Milhões de Dólares). Vicent fez vários auto-retratos, mais de 30, este trata-se do seu último auto-retrato feito pelo artista, quando ele se recuperava de um surto psicótico num asílio em Ste.Rémy, no sul da França. O quadro foi oferecido á sua mãe, Anna Cornelia van Gogh pelo aniversário de 70 anos. Além de retratar-se sem barba, ele o fez com uma expressão mais serena, como que quisesse passar um atestado de sanidade mental para a mãe. O pintor holandês entrou na história como um herói romântico, um gênio torturado e incompreendido em seu tempo. O auto-retrato sem barba de 1889 entra para a galeria dos quadros mais caros do mundo.

Neste auto-retrato produzido em Saint-Rémy durante o pior período de seu tratamento. Van Gogh expressa a mudança pela qual passava, os tons baços de sua solidão substituindo cores intensamente ensolaradas de de seus quadros anteriores. Este foi vendido pela Chistie´s por 71,5 milhões de dólares em novembro de 1998. Arrematado por um colecionador que preferiu ficar no anonimato. O lance vitorioso foi feito por telefone para a casa de leilão

"Rideau, Cruchon et Compotier", 1893 obra de Paul Cézanne 60.5 Milhões de dólares em Maio de 1999, 60 x 73cm

"Mujer con los brazos cruzados" Pablo Picasso

Em Novembro de 2000 custou 55 Milhões de Dólares . O artista como anteriormente referido nunca se cansou de retratá-las sem suas obras. Sua vida amorosa era farta e criativa. Dividida entre a fotógrafa Dora Maar e a sempre regra três MArie-Thérése Walter. Em 1942, trocou Dora Maar por Françoise Gilot, 19 anos mais jovem que ele. Como no final dos anos 20 e meados dos anos 30, a sua preferida era Marie Thérése, foi a fonte de inspiração para a tela "O Sonho", que actualmente ocupa a 10 posição nos quadros mais caros do mundo. Píntura da fase azul, caracterizam-se, não só pelos tons monocromáticos, mas também por abordar temas sobre a pobresa, religião, sexo e morte.

Lírios, Van Gogh

Preço de 53,9 Milhões de Dólares em Novembro de 1987

Este quadro encerra a lista dos dez mais caros

Sem comentários: