sábado, 4 de julho de 2009

"Um Mundo, Vários Museus"- Museum Kampa

Museum Kampa, é o museu de arte moderna em Praga, República Checa, cujo acervo e exposições focam maioritariamente arte da Europa Central e principalmente Checa. O acervo são da colecção privada de Meda Mladek, esposa de Jan V. Lladek. Foi no ultimo dia da minha viagem a Praga que foi visitar este espaço, que possui uma involvência muito agradável, rodeado pelo rio Vlatva e por uma série de jardins, que fazem lembrar os nossos jardins de Belém.

Conhecido por possuir uma colecção de arte contemporãnea de carácter algo excêntrica localizada nas margens do rio Vtava, alojado num antigo moinho, cujo nome provem de Vaclav Sova, seu proprietário original do sec XV. O edifício onde este museu está instalado tem sido renovado de forma magnífica ao longo dos tempos, passando por incêndios, inundações, etc...., e, é esta combinação de estilos renovados com a sua fachada de branco luminoso, que torna este museu uma delícia ao vários turistas e fotógrafos que visitam Praga. O "Velho Moínho" foi abandonado durante vários anos até Meda Mladek, um importante e famoso comerciante de arte, decidir tornar este velho edifício num museu. Meda Mladek e o seu marido, Jan Mladek, colecionaram e promoveram o movimento "underground" de arte contemporãnea da Europa Central e Oriental desde os anos 60, retratanto a cultura e o pensamente que emergia contra a cultura Comunista que tentou durante esses anos a repressão destas novas linhas de pensamento, criatividade ou seja a "Arte".


Meda Mladek dizia: " Se a Cultura da Nação sobreviver, logo sobrevive a nossa Nação"

Meda tornou este museu como um dos primeiros espaços culturais da Europa com uma explêndida colecção que vai desde Frantisek Kupka a Otto Gutfreund e a apresentações de arte bastante "Avant-Garde". Tal é a prova que ao longo dos tempos já teve exibições temporárias de enorme valor, Andy Warhol, Adela Matasova, etc...

Aqui está uma das mais vastas colecções de Frantisek Kupka, importante pintor Checo ( um dos meus favoritos), um dos mais importantes intervenientes e fundadores do "movimento de arte Abstracta", está exposto vários trabalhos de diferentes fazes da sua píntura, seus trabalhos iniciáis ( mais lúcidos e figurativos) até aos seus trabalhos mais maduros e puros do foro abstracto.

Ainda mais, os visitantes tem á sua disposição uma vasta colecção de "arte Cubista", representado pelo esculptor Checo Otto Guttfreund, esculpturas do seu período cubista, tal como, criações com origens expressionistas e suas esculpturas de realismo social.


A colecção vai desde artístas Checos, Eslovacos, Polacos, Húngaros, sociedades onde está bastante bem espelhado um grande número de trabalhos toldados, formulados, pelas várias emoções destes artistas perante o cenário político contorbado que se vívia na Europa face ao Comunismo, que tornou a vida de muitos difícil socialmente e até em alguns casos levando a condições precárias de vida.


No pátio central deste museu, é dedicado a algumas esculturas:



Várias fotos de Rene Roubicek - Glass Theatre/Comedia di Vetro, 2004:






















































































Eva Kmentova, "Woman in the Sun"

















Emilie Brzezinski, Titans 2003 Praga, encontra-se no exterior do museu.





Exibições Permanentes no Museu Kampa:

.The Central European Modern Art Collection:




Durante os anos 60, ela efectou uma série de viagens pela Checoslováquia e outros países da Europa Oriental e Central,, incluíndo Polónia, Húngria e Jugoslávia. Durante estas viagens, ela visitou vários artistas, comprando quadros, esculturas, desenhos e impressões para adicionar á já sua crescente colecção.


"Cracking Art Group - Re-evolution" (Nucara, Veronese, Angi, Rizzetti, Kicco, Sweetlove)

Jiří Načeradský, "Dva fotbaloví hráči" (Two football players), 1967


Jiří Načeradský, "Cyklisté" (Cyclists), 1971


Theodor Pištěk, "Rodinný portrét" (Family portrait), 1976


Rudolf Sikora, "Hrob pro Maleviče" (Gave for Maleviče), 1996-2001


Vladimír Kopecký, "Diagonála" (Diagonal), 1978-1981










































































De seguida vou dar o devido destaque a um dos artistas mais representados neste acervo:

Karel Nepras, esculptor checo, pertenceu as elite artística checa, seus trabalhos usam materiais industriáis criando esculpturas algo peculiares, usando fios, tubos, pedaços de metal e tubos de água, etc...Maior parte dos seus trabalhos, pinta estes mesmos materiáis de vermelho, numa alusão política. Artista este, tal como outros que possuem trabalhos no museu Kampa, fizeram parte do movimento de arte que na altura do comunismo demonstravam atravéz das obras o seu desacordo com esta ideologia e mentalidade que dominava a Europa Oriental na altura. Este trabalho é prova de isso mesmo.





















Aqui estão esculpturas de outros artistas:



































Aqui está uma das montagens que eu mais gostei, mostra a versatilidade da colecção. Ao me sentar nesta cadeira, vi o que melhor Praga pode fornecer,... "Um ponto de vista Único", uma experiência pluridisciplinar, com poderes inspiradores!!!





























Magdalena Jetelova-Chair 2003

.....Uma cadeira no meio do Rio Vlatva, se não fosse Praga ninguem acreditava!

. The František Kupka and Otto Gutfreund Collection:

Fiquei maravilhado com a quantidade de obras deste pintor fabuloso, sendo sem dúvida uma das minhas referências artísticas....



























Study for the Language of Verticals, 1911

Kupka Vertical and Diagonal Planes, ca. 1913–14















































Frantisek Kupka, "Study 1920"

František Kupka, Striche, Flächen, Räume 1911-12. Oil on canvas. 32 x 24 cm

Frantisek Kupka (1871 -1957) Creation1911-20 Oil on Canvas


František Kupka, Femme cueillant des fleurs,1910-1911, 48x52 cm




Frantisek Kupka, 1911-30, Guache sobre papel, Museum KAmpa - Fundação de Jan e Mladek



Otto Gutfreund ( 1889-1927) foi um esculptor cubista Checoslováquio, sendo considerado que fez a primeira esculptura cubista : Anxiety ( Ùzkost em Checo) criada em 1911 e exibida em Paris em 1912. Artista que inevitavelmente efectou viagem para a capital da arte Paris, onde conheceu Auguste Rodin e descobriu arte mediaval, cidade esta que foi alvo de muitas visitas, onde nas mesmas conheceu nomes como Pablo Picasso, Juan Gris, Guillaume Apollinaire e Daniel-Henry Kahnweiler.Seus trabalho de 1920 são com formas realistas e exemplificam o pós-guerra " Return to order" regresso á ordem nas artes!! Executou muitos pequenos trabalho em cerâmica, tais como "O Trabalhador Textil" ( Textil worker ) 1921.


Kupka e Otto Gutfreund

Kupka " La Catedral" e Guttfreund

























"Woman´s Head" 1912-13

"Girl Looking up" 1924


































"Lutadores", Otto Gutfreund 1924

























Informações Uteis:

Adultos: CZK220
Estudantes e Seniores:CZK110
Crianças até aos 6 anos: entrada gratuíta
Grupos Escolares: CZK75/Estudantes

2 comentários:

Anónimo disse...

Que é que se passa com este blogue?

Um abraço para todos do Orlando Alves!

Já agora vejam o meu blogue -

http://flordocardo@sapo.pt

Anónimo disse...

Porra, enganei-me...

É... http://flordocardo.blogs.sapo.pt

Orlando Alves